O que é Química Orgânica

Química orgânica é o segmento da disciplina responsável pelo estudo dos compostos do carbono. Estudar as características do carbono envolve conhecimento sobre tipos de ligação, classificação do elemento químico e das cadeias carbônicas. 


Além disso, costuma ser muito cobrado no Enem e nos vestibulares questões sobre nomenclatura dos compostos orgânicos.
Muitos deles contêm nitrogênio, oxigênio, halogênios e, mais raramente, fósforo e enxofre. 





Apesar de ter um recobrimento com a bioquímica, esta última se interessa especificamente às moléculas fabricadas por organismos vivos. 
Na química orgânica e bioquímica, os ésteres constituem o grupo funcional (R´-COOR"), que consiste num radical orgânico unido ao resíduo de qualquer ácido oxigenado, orgânico ou inorgânico. 
Um éster é o produto da reacção de um ácido (geralmente orgânico) com um álcool (o hidrogêneo do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo R"). Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são as gorduras e os óleos vegetais, os quais são ésteres de glicerol e de ácidos gordos. 
Os ésteres resultam freqüentemente da condensação (uma reacção que produz água) de um ácido carboxílico e de um álcool. Ao processo dá-se o nome de esterificação. 

Funções Orgânicas: http://goo.gl/X7H2Eo



Nenhum comentário:

Postar um comentário