O texto a seguir foi publicado pelos alunos do instituto Nossa Senhora Auxiliadora - INSA
Link original: http://goo.gl/NPL94I
"A Química Orgânica e sua importância para a humanidade"
Seria a radioatividade na cura do câncer? Como desvendar um crime? Ou seria no desenvolvimento de novas tecnologias?
Nenhuma delas é tão importante quanto a Química Orgânica, pois é a que mais ajuda no desenvolvimento do ser humano.
Por mais que a cura de uma doença muito grave ou encontrar um criminoso ou desenvolver novas tecnologias pareça ser solução de vários problemas, a melhor explicação para ajudar na nossa sobrevivência é com a Química Orgânica.
A Química Orgânica está inserida em nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos. Seu objetivo principal é o estudo dos compostos que possuem carbono, as moléculas consideradas orgânicas, entre elas aquelas derivadas de plantas ou animais.
A vida é composta por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina, por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como: combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
Uma molécula orgânica complexa pode se quebrar, pois seus átomos adquirirem novas disposições, por um grande número de processos. Há também outros métodos para adicionarem a essa molécula mais átomos ou substituir seus átomos por outros átomos. A Química Orgânica resume-se em identificar essas reações, como elas se realizam e as suas possíveis aplicações na síntese de compostos.
A Química Orgânica é também um estudo fundamental para a Biologia. A Bioquímica estuda as moléculas e suas reações químicas, nos fundamentos da vida. No processo biológico analisado pela Química Orgânica, excluindo a água, os organismos vivos são formados principalmente pelos compostos orgânicos e as moléculas da Biologia Molecular são consideradas moléculas orgânicas.
Existem somente duas grandes fontes de compostos orgânicos simples: carvão e petróleo. Através deles é possível preparar moléculas maiores e mais complexas." [...]
Nenhum comentário:
Postar um comentário